Boa noite joventude! Hoje trago-vos mais um conceito informático apenas para os que têm o seu "olho informático" apurado. Este conceito sendo a interatividade.

Passando á sua definição, A interatividade num ambiente virtual consiste na possibilidade de o utilizador dar instruções ao sistema através de ações efetuadas neste e nos seus objetos.

O sistema, em função das ações, transforma-se e adapta-se, criando novas situações ao utilizador.

A interatividade tem como características: a comunicação , que estabelece uma transmissão entre o sistema e o utilizador , através de dispositivos periféricos ligados ao sistema . Outra característica é o feedback que permite regular a manipulação dos objetos do ambiente virtual a partir dos estímulos sensoriais recebidos do sistema pelo utilizador. Controlo e resposta , que permitem ao sistema regular e atuar nos comportamentos dos objetos do ambiente virtual . Tempo de resposta que é o tempo que decore entre a ação do utilizador sobre um dos objetos do ambiente virtual e a correspondente alteração criada pelo sistema e a adaptabilidade que é a capacidade que o sistema possui de alterar o ambiente virtual em função das ações do utilizador sobre os objetos deste.

A interatividade apresenta 3 níveis , estes sendo : a interatividade reativacoativa e proativa.



Explicando cada um deles , a interatividade reativa é identificado quando o utilizador tem um controlo  limitado sobre o conteúdo do ambiente virtual. A interação e o feedback são controlados pelo sistema e seguem um caminho pré-programado, ou seja, o sistema controla o desenrolar da ação dos utilizadores. A interatividade coativa é identificada quando o utilizador tem o controlo da sequência , do ritmo e do estilo das ações desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual. A interatividade proativa é identificada quando o utilizador tem o controlo da estrutura e do conteúdo das ações desenvolvidas no ambiente virtual, ou seja, o utilizador controla dinamicamente o desenvolvimento do conteúdo deste.

A interatividade é também classificada a nível da ação sensorial , seja elevada , média ou baixa.

Quando o nível é elevado , o utilizador está completamente imerso num ambiente virtual, onde são estimulados todos os seus sentidos. Quando é médio, apenas alguns sentidos do utilizador estão a ser utilizados e exerce um controlo limitado sobre o desenrolar da ação num ambiente virtual e quando o nível é baixo, o utilizador não se sente como parte do ambiente virtual e apenas alguns dos seus sentidos estão a ser utilizados.

Existem também tipos de interatividade que surgem do desenvolvimento reativo e proativo sendo estes: a interatividade linear em que o utilizador pode definir o sentido da sequência das ações desenvolvidas no ambiente virtual, mas apenas acedendo à seguinte ou à precedente. Numa interação linear as ações são mais simples de gerar. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa. A interatividade de suporte em que o utilizador navega no sistema através de um conjunto predefinido de opções, podendo selecionar um trajeto. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa. A interatividade sobre objetos em que o utilizador ativa objetos usando o rato ou um outro dispositivo apontador para obter respostas do sistema. Estes objetos alteram o seu funcionamento de acordo com determinados fatores. A interatividade reflexiva  em que sistema efetua perguntas que o utilizador responde. Este pode comparar as suas respostas com as de outros utilizadores ou com as de especialistas, permitindo, desta forma, uma reflexão sobre as mesmas. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa. A interatividade de hiperligação em que o sistema define as ligações necessárias para garantir que o acesso aos seus elementos, por parte do utilizador, seja assegurado por todos os trajetos possíveis ou relevantes, criando um ambiente flexível. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa. A interatividade de atualização que a a interatividade entre o sistema e o utilizador permite gerar conteúdos atualizados e individualizados em resposta às ações do utilizador. Este tipo de interatividade pode variar de um formato simples de perguntas e de respostas até formatos mais complexos que podem incorporar na sua construção componentes de inteligência artificial. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa. A interatividade construtiva em que  o utilizador constrói um modelo a partir do manuseamento de objetos componentes deste, atingindo um objetivo específico. Para tal, o utilizador tem de seguir uma sequência correta de ações para que a tarefa seja concluída. Este tipo de interatividade é uma extensão do tipo de interatividade de atualização e desenvolve-se de forma proativa. 

Para finalizar, existem diversas ferramentas para a criação de soluções interativas  no âmbito da realidade virtual, como: DI-GUY, Gizmo3D, Virtus Walk Through Pro, WorldToolKit, VRML,CAVELib. Mas para estas utilizar de forma eficiente é necessário saber os requisitos que são: saber a definição da solução interativa a desenvolver , a caracterização do tipo de imersão pretendido , a avaliação , caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar, A definição da capacidade de perceção dos movimentos do utilizador . A avaliação de recursos e capacidades. A seleção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento. A criação e edição de formas geométricas e texturas. A descrição da visão estereoscópica. Caraterização do hardware , do software e do suporte de rede e a modelação da ação físic do sistema.

Espero que tenham gostado de mais um post magnífico , este sobre a interatividade e tudo á volta disto. Boa noite e não se esqueçam de pôr o vosso "olho informático" a trabalhar!!! Uma dose de informática nunca faz mal. 


 


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